09/01/2019

Aberto edital para compra de R$2,5 milhões em hortifrutigranjeiros

A maioria dos produtos será utilizada no cardápio da merenda escolar; contratos com as empresas vencedoras terão 12 meses de duração

Aberto edital para compra de R$2,5 milhões em hortifrutigranjeiros

A Prefeitura de Londrina publicou, na semana passada, edital de licitação para adquirir produtos hortifrutigranjeiros. Com valor máximo estimado em R$2.523.176,10, o certame prevê o fornecimento, por um período de 12 meses, de itens variados como frutas, verduras, legumes, tubérculos e ovos. Os alimentos irão compor o cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino e refeições para as secretarias municipais do Ambiente, Idoso, Políticas para as Mulheres e de Defesa Social.

O edital completo do Pregão nº 002/2019 está disponível no Portal da Prefeitura, www.londrina.pr.gov.br , e pode ser acessado na página de Licitações. A abertura dos envelopes, contendo a proposta comercial e os documentos para habilitação, será no dia 22 de janeiro. O credenciamento dos licitantes ou representantes inicia-se às 13 horas, e em seguida, o pregoeiro deverá iniciar a sessão na Sala de Licitação, localizada no piso térreo do prédio da Prefeitura. O endereço é Avenida Duque de Caxias, 635.

De acordo com a secretária municipal de Gestão Pública em exercício, Luciana Leite Bastos Monteiro, o edital da licitação prevê a aplicação de critério de regionalização, concedendo tratamento diferenciado para o licitante sediado em Londrina. “Além disso, os produtos solicitados pelas secretarias foram divididos em dezesseis lotes. Os dez primeiros destinam-se à Educação, que possui a maior demanda, e estão subdivididos por região e tipo de produto. Os outros lotes irão atender as secretarias do Ambiente, Idoso, Defesa Social e de Políticas para as Mulheres. A expectativa é ampliar a participação das empresas locais e das micro e pequenas empresas, como objetiva o Programa Compra Londrina, sem, no entanto, afastar as demais licitantes”, explicou.

O preço máximo dos dezesseis lotes varia de R$2 mil e 500 a R$586.634,90. Os lotes com valor de até R$80 mil são exclusivos para microempresas e empresas de pequeno porte.

Embora os lotes de produtos estejam divididos por região, as empresas concorrentes poderão apresentar propostas sobre um ou mais lotes. Serão consideradas vencedoras as empresas que ofertarem o menor preço, que será apurado com análise do menor percentual de acréscimo e/ou do maior percentual de desconto ofertado sobre a tabela do Ceasa-PR, com preços relativos à Londrina.

As empresas classificadas em primeiro lugar de cada lote serão convocadas a apresentar amostra de embalagem de cada item a ser fornecido. A entrega deverá ocorrer em até três dias após solicitação do pregoeiro, na Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.882.

Os alimentos obtidos por meio dessa licitação serão destinados à merenda escolar de 185 unidades de ensino, incluindo escolas municipais e Centros de Educação Infantil, tanto municipais como os conveniados. O link com a listagem completa das unidades escolares consta no Termo de Referência, anexo II do edital, e a entrega dos produtos deverá ocorrer em cada unidade.

Os hortifrutigranjeiros também serão servidos para idosos que participam de atividades e eventos realizados nos CCIs Norte, Leste e Oeste; para as necessidades da Casa Abrigo Canto de Dália, que integra a Rede de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência; e para o Corpo de Bombeiros de Londrina, por meio do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que é gerenciado pelo Município. O edital contempla ainda as bananas que servem de alimento para os macacos que ficam no Parque Municipal Arthur Thomas.  

Para Luciana, o edital é uma ótima oportunidade para que fornecedores locais de hortifrutigranjeiros firmem contrato com a Prefeitura de Londrina. “Os servidores da Sala do Compra Londrina farão contato com as empresas da cidade com o objetivo de divulgar essa oportunidade de negócio. Nossa intenção é que a empresa se sinta acolhida e nos procure para tirar suas dúvidas sem qualquer constrangimento”, frisou.

Quem tiver interesse em participar do processo licitatório pode tirar suas dúvidas diretamente na Sala do Compra Londrina, localizada na sede administrativa da Prefeitura. Os telefones para contato são 3372-4606 e 3372-4605. O horário de atendimento é das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte. Prefeitura de Londrina